Províncias

Aeroporto do Lubango pronto para inauguração

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, assegurou no último fim-de-semana, na cidade do Lubango (Huíla), que o aeroporto internacional do Lubango.

O edifício foi reabilitado e apetrechado com equipamento moderno e a pista ampliada
Fotografia: André Amaro

O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, assegurou no último fim-de-semana, na cidade do Lubango (Huíla), que o aeroporto internacional do Lubango, cujas obras se iniciaram em Fevereiro deste ano, é reinaugurado ainda no decorrer deste mês.
O ministro, que falava aos jornalistas depois de ter avaliado, na companhia do seu homólogo das Obras Públicas, Higino Carneiro, o estado da nova aerogare, disse ter recebido garantias do empreiteiro de que as obras correspondentes à primeira fase do projecto terminam nos próximos dias, estando apenas a concluir-se a instalação dos móveis (mobiliário e esteiras rolantes), limpeza e outras acções que vão garantir a operacionalidade da infra-estrutura.
Augusto Tomás considerou tratar-se de uma estrutura que vai enquadrar-se no conjunto de obras levadas a cabo para melhorar a mobilidade das pessoas e que irá ajudar a engrandecer a província e o país.
A segunda fase, que deve arrancar em Março, será a mais simples, devendo cingir-se à colocação das mangas de embarque e desembarque e a outros pormenores, segundo informou o ministro. “Está tudo garantido, as encomendas estão feitas e os demais aspectos serão enquadrados no orçamento do próximo ano”, garantiu.
O aeroporto ostenta uma nova aerogare e uma placa com capacidade para três aviões de tipo Boeing 777 e dois 737, sistema autónomo de abastecimento de água potável e uma central eléctrica equipada com dois grupos geradores.
Orçado em 62 milhões de euros,  o aeroporto do Lubango conta com uma  aerogare com duas salas de embarque (nacional e internacional), salas VIP, restaurante, sete lojas, uma torre de controlo com 23 metros de altura, quatro elevadores e igual quantidade de escadas rolantes. Dispõe ainda de um parque de estacionamento para 300 viaturas, um terminal para parqueamento de autocarros e um outro para táxis.
O ministro Augusto Tomás também se fez acompanhar por quadros seniores do seu pelouro.

Tempo

Multimédia