Províncias

Afogamentos e incêndios lideram as ocorrências

Kamuanga Júlia

O comando provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) na Lunda Sul registou, durante o terceiro trimestre deste ano, quatro afogamentos e 47 incêndios de pequenas proporções, que provocaram uma morte.

Fuga de gás e fogo posto foram as principais causas dos incêndios
Fotografia: Daniel Benjamim | Edições Novembro

Em declarações à imprensa, o comandante provincial, Manuel Queta, apontou a negligência, fogo posto e curto circuito como as causas dos incêndios que afectaram residências, meios de transporte e equipamentos eléctricos em propriedades privadas.
No período em análise, os especialistas do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros realizaram 97 actividades de socorro a vítimas de acidentes, além da extinção de incêndios e evacuação de doentes para unidades sanitárias da província da Lunda Sul.
No mesmo encontro com a imprensa, o comandante da Polícia Nacional na Lunda Sul, Aristófanes dos Santos, indicou que no período em referência o comando provincial registou nove homicídios voluntários, contra quatro no período homólogo do ano anterior.
A corporação tomou nota de cinco casos de violação de menores e mais 490 crimes, que resultaram na detenção de 343 pessoas.
Os crimes de furto, roubo e ofensas corporais lideram a lista de ocorrências. Durante o período em referência, foram recuperadas seis armas de fogo do tipo AKM.
No mesmo período, foram expulsos do território nacional 68 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) em situação irregular.
Aristófanes dos Santos assegurou que a Polícia Nacional continua empenhada em actividades de prevenção e combate ao crime.
Por sua vez, o director provincial da Viação e Trânsito, José Manuel, apontou o registo de 161 acidentes, que causaram 15 mortes, 166 feridos e danos materiais avaliados em mais de dez milhões e 600 mil kwanzas. Nesse período, ocorreram 60 atropelamentos, 37 colisões entre automóveis e velocípedes com ou sem motor, nove entre automóveis, 31 entre motociclos e 18 despistes.

Tempo

Multimédia