Províncias

Agentes comunitários actualizam conhecimentos

Eduardo Cunha | Malanje

O Fundo de Apoio Social (FAS) promove desde ontem, na cidade de Malanje, uma acção de formação dirigida aos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS), com vista a melhorar a sua actividade.

A formação, com a duração de quatro dias, é destinada aos ADECOS dos municípios de Malanje e Mucari e tem como objectivo fundamental a harmonização dos conhecimentos e troca de experiências sobre os instrumentos de trabalho e actividades práticas, visando a melhoria do sistema de mobilização para a promoção do desenvolvimento comunitário e sanitário.
Na abertura da formação, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, disse que desde 2016, altura em que foi lançado o programa na província, os resultados são animadores, acrescentando que os ADECOS têm estado a realizar acções concretas nas comunidades.
O administrador de Malanje referiu ainda que as famílias além de adquirirem novas abordagens sobre a higiene e saneamento básico, construção de latrinas, tratamento da água, desenvolvimento do associativismo e cooperativismo, têm contribuído também para o uso correcto de mosquiteiros. O responsável destacou o en-gajamento dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário no diagnóstico e tratamento de casos simples de malária.

Tempo

Multimédia