Províncias

Agricultores do Cunene partilham conhecimentos

Dionísio David | Cuvelai

Empresários da Província do Cunene dos ramos da agricultura, pecuária e comércio reflectiram, no município do Cuvelai, sobre os progressos conseguidos nas respectivas actividades, nos últimos anos.

O fórum, que decorreu sob o lema “Com os investidores agro-pecuários, Cuvelai aposta na diversificação da economia”, teve a participação de 60 empresários, bem como a presença de responsáveis dos sectores da Agricultura e Desenvolvimento Rural, do Ordenamento do Território e Ambiente e da União Nacional dos Camponeses Angolanas (UNACA).
O director municipal da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abrão Tchipa Tchihongo, ao intervir no encontro, realçou a importância da realização do fórum municipal, que considerou uma oportunidade ímpar para todos os operadores económicos locais, no que toca à obtenção de meios de financiamento para os investimentos, no âmbito da diversificação económica e de combate à crise.
Tchipa Tchihongo disse que um dos objectivos do fórum era partilhar iniciativas e conhecimentos, entre os investidores que operam na área da agropecuária e floral a nível do município. Outro objectivo do evento foi, informou Abrão Tchipa Tchihongo, passar testemunho aos médios e pequenos agricultores, associações e cooperativas, bem como mostrar às populações as potencialidades existentes, mormente aquelas que possam contribuir para o desenvolvimento do município, com destaque para recursos materiais e humanos.
O encontro serviu  para obter dos participantes contribuições que levem a adopção de melhores estratégias que permitam o fortalecimento da organização das cooperativas e das comunidades camponesas locais, assim como sensibilizar os potenciais investidores no município e criar neles maior confiança para a exploração das potencialidades locais.
Abrão Tchipa Tchihongo desafiou os empresários locais  a apostarem cada vez mais na agricultura e na agro-pecuário, dada as potencialidades que o município dispõe.
A administradora municipal do Cuvelai, Margarida Ulisavo, ressaltou que a promoção do fórum empresarial permitiu que se discutisse ao fundo todas as preocupações atinentes ao investimento no domínio da agro-pecuário a nível do município.

Tempo

Multimédia