Províncias

Aldeia de Capolo com nova escola

José Chaves | Andulo

A aldeia de Capolo, município do Andulo, Bié, vai ter, até ao final deste ano, uma escola do primeiro ciclo, com cinco salas, cujas obras estão enquadradas no programa de combate à fome e à pobreza, anunciou ontem, naquela localidade, o administrador municipal.

Mais crianças da região vão aprender a escrever
Fotografia: Edições Novembro

Moisés Cachipaco, que prestou esta informação durante o acto de lançamento da primeira pedra, disse estar prevista também a construção de moradias para os professores que vão trabalhar na referida escola.
O administrador municipal informou que, com a construção da escola, vai ficar diminuída a distância que os alunos percorriam até à sede comunal de Chivaulo. A aldeia de Capolo, localizada a 20 quilómetros da sede de Chivaulo, é habitada por mais de 500 famílias.
O regedor de Chivaulo disse ser uma mais-valia a construção de uma escola, por haver muitos jovens que pretendem dar continuidade à vida académica. Acrescentou  que a ideia é bem-vinda, pois os alunos que transitam para a quinta classe eram obrigados a estudar nas aldeias mais próximas, que distam de sete a 10 quilómetros, e os que aprovam para a nona têm como solução estudar na cidade do Andulo, depois de percorrer 20 quilómetros a pé.

Tempo

Multimédia