Províncias

Aldeias iluminadas com painéis solares

Fernandio Neto| Mbanza Congo

Um total de 1.500 painéis solares são instalados este ano nas comunidades dos seis municípios do Zaire, enquanto se espera pela conclusão do projecto do ciclo combinado Soyo-Kapari,  anunciou na segunda-feira o governador provincial do Zaire.

Joanes André  anunciou o facto  num encontro com os membros do Governo, autoridades tradicionais e religiosas e apresentou o plano de distribuição dos painéis, sendo 450 para o município de Mbanza Congo e igual número para o Soyo.
O município do Nzeto, com quatro comunas, vai dispor de 250 painéis, Cuimba, com  quatro comunas, fica com 120. Nos municípios do Nóqui e Tomboco são instalados 150 painéis cada. Joanes André sublinhou que a ideia é facilitar o acesso à energia eléctrica às comunidades, antes da concretização do projecto do ciclo combinado  Soyo-Kapari.
No encontro, o governador provincial agradeceu o papel das igrejas na pacificação dos espíritos e disse esperar o apoio dos pastores, durante o culto, na divulgação das acções sociais em curso na região.
“Visitámos a central eléctrica de Kianganga, onde decorrem obras para instalação de novos grupos geradores, que visam reforçar a capacidade de fornecimento de energia eléctrica a Mbanza Congo, assim como o projecto de reforço da distribuição de água”, disse para concluiur: “As   autoridades religiosas possuem métodos próprios para estabelecer uma comunicação eficiente com as populações”, disse.

Tempo

Multimédia