Províncias

Alerta sobre sinais da malária complicada

Convulsões, delírios e perda de memória são os principais sinais da malária complicada, que as pessoas devem ter em conta, com vista a prevenir a progressão da doença e consequentemente evitar a morte.

Fotografia: Jaimagens | fotógrafo

O alerta é do médico de Medicina Geral do Hospital Regional de Malanje, Benísio Baião, para quem, a par disso, o doente com malária complicada apresenta ainda um quadro clínico de febres altas acima dos 40 graus de temperatura, com probabilidades de desenvolver malária cerebral. Falando sobre as causas e medidas de prevenção da doença, o médico precisou que a malária cerebral é responsável por vários “estragos” no organismo humano. Explicou que a malária complicada é a fase avançada da doença, cujascomplicações podem desencadear a morte do paciente, por isso urge cumprir com as medidas de prevenção e tratamento.  
De acordo com o médico, a doença, cujo tratamento passa inicialmente pela administração de uma dose de ataque de quinino, tem cura, mas devido à sua gravidade, estudos apontam que 80 por cento dos casos complicados resultam em mortes.

Tempo

Multimédia