Províncias

Alfabetizadores concluíram formação

Um grupo de 25 alfabetizadores concluiu no Cassongue, Cuanza Sul, ao fim de três semanas, 15º curso sobre o método “D. Bosco” promovido pela Associação Cristã para o Combate à Droga, Álcool e Nicotina em Angola (ACCDANA).

No curso, incluído no programa “Aprender a Ler e Escrever”, os alfabetizadores aprenderam novas técnicas de ensinar a ler e a escrever, que inclui a amostragem de gravuras.
O representante da ACCDANA no Cuanza Sul disse que o objectivo da realização do curso foi alagar a campanha de alfabetização que a associação desenvolve nas comunidades.
“Uma pessoa que não sabe ler, nem escrever tem muitas dificuldades de integração social e pouco pode ajudar no processo de desenvolvimento do país”, referiu Silva João
A ACCDANA, que já alfabetizou 5.500 pessoas no Seles de Cassongue, é apoiada neste caso pela secção municipal da Educação do segundo daqueles municípios, com o fornecimento de material didáctico aos alfabetizadores.
 A ACCDANA, criada em 1997, desenvolve também campanhas de sensibilização sobre a importância dos cuidados de saúde, de limpeza e saneamento básico.
O município do Cassongue dista a 182 quilómetros a sudoeste da cidade do Sumbe, capital do Cuanza Sul.

Tempo

Multimédia