Províncias

Alunos da escola de saúde doam bens a posto médico

Maiomona Artur |

O posto médico Bom Samaritano, da Igreja Católica de Santa Ana, beneficiou de diversos bens de primeira necessidade, doados pela Escola de Formação de Técnicos de Saúde (EFTS) do Bengo, para reduzir as dificuldades que afectam a referida unidade sanitária.

Dos bens doados, destaque para caixas de soro, seringas, luvas, lixívia, omo, roupa usada, arroz, óleo alimentar, massa de tomate, vinagre, fuba de milho e massa alimentar.
Segundo a professora Rosa Cafeca, que falou em nome da direcção da escola, os apoios visam saudar o encerramento dos cursos de Enfermagem Geral e Análises Clínicas. Rosa Cafeca disse que o donativo obtido através de contribuições dos estudantes finalistas vai ajudar a minimizar as dificuldades que o posto médico enfrenta.
O responsável do posto médico, José Evaristo, manifestou-se satisfeito com a iniciativa da direcção da EFTS do Bengo, porque vai minimizar a falta de recursos financeiros para a aquisição de produtos alimentares e material gastável. 
Explicou que o posto médico serviu durante muito tempo para aulas práticas de médicos estagiários, bem como outros técnicos de saúde da província. O posto médico realiza diariamente 75 a 100 consultas. O paludismo, febre tifóide, hipertensão arterial são as doenças mais frequentes.

Tempo

Multimédia