Províncias

Alunos finalistas ganham bolsas internas

Constantino Cambala |

Os cinco alunos do Cuanza Sul participantes no concurso «Sábados Académicos”  vão beneficiar de bolsas de estudo internas, garantiu ontem, na cidade do Sumbe, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia.

As olimpíadas do saber têm vindo a envolver a juventude de várias escolas com destaque para os alunos do segundo ciclo de ensino
Fotografia: Carlos Bastos | Sumbe

Figueiredo Júnior disse que os alunos, além das bolsas de estudo, receberam certificados e medalhas de honra, durante uma cerimónia de homenagem promovida pelo secretariado provincial da JMPLA, organismo que realiza o concurso.  “As olimpíadas do saber têm vindo a envolver a juventude, enquadrados em várias escolas públicas e privadas, com destaque para alunos do segundo ciclo do ensino secundário e os seus professores.”
Figueiredo Júnior referiu que é importante o domínio das várias disciplinas do currículo escolar, quando se trata de concursos de cultura geral.
“Os alunos devem estar motivados para um estudo mais profundo, com vista a sua formação geral e contribuírem para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, rumo ao desenvolvimento científico-tecnológico dos jovens”, sublinhou Figueiredo Júnior.
O responsével disse que há toda  necessidade de se descobrir alunos com talentos e altas habilidades académicas, para criar oportunidades na troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos entre alunos e professores em diversas escolas da província. />“O  segundo lugar conquistado na fase nacional das olimpíadas de 2015, depois do primeiro alcançado na sexta edição, no ano passado, qualifica igualmente o envolvimento dos corpos directivos das instituições de ensino e professores”, acrescentou o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia. “Espero que o desempenho demonstrado pelos representantes na final do concurso seja uma alavanca para a província se situar num patamar mais alto nos próximos concursos “Sábados Académicos”.
Airton Miguel, o primeiro classificado entre os cinco alunos, aconselhou os colegas a um maior empenho e dedicação nos seus estudos, para garantirem o sucesso na vida estudantil.
“Vamos primar pelo aproveitamento das oportunidades que temos para estudar, com vista a termos mais conhecimentos e desenvolver o país nos aspectos social, cultural e económico”, frisou o estudante Airton Miguel.
Os estudantes Eduardo Ventura Germano, Leonardo Cornélio Alberto, Manuel Paulino Lopes e Príncipe de Mauro Lopes, todos a frequentar o secundo ciclo do ensino secundário, foram também homenageados.

Tempo

Multimédia