Províncias

Ampliado sistema de tratamento de água

Jaquelino Figueiredo | Soyo

O limite para o início dos trabalhos de ampliação do actual sistema de tratamento e distribuição de água da cidade do Soyo, no Zaire, é o próximo ano, assegurou ontem o secretário de Estado para o sector.

Sistema de tratamento de água da cidade do Soyo é ampliado para poder corresponder ao crescimento da população
Fotografia: Jaquelino Figueiredo | Soyo

Luís Filipe da Silva disse que as obras de ampliação do sistema de distribuição de Nvuembanga vão ser realizadas porque o actual equipamento já não se adequa às necessidades da população.
O governante disse que as obras de ampliação vão incidir sobretudo na área de tratamento e bombagem de água, bem como a nível da conduta e da rede de distribuição domiciliária.
O processo está já em curso. Neste momento, existe um projecto de contratação que se encontra na fase final e antes do fim do ano o mesmo fica concluído, permitindo que as obras arranquem em 2016.
A única conduta de transporte de 300 metros cúbicos, com ramagens de distribuição ao longo dos seus cerca de 15 quilómetros de percurso, partindo do rio Nvuembanga para o centro da cidade do Soyo, vai ser substituída por outra de 500 metros cúbicos.
A actual central de captação do Nvuembanga, projectada para tratar em média quatro mil metros cúbicos por dia, mostra-se insuficiente para abastecer os cerca de 120 mil habitantes, sendo já necessários cerca de 60 mil metros cúbicos diários. No concernente ao programa “Água para todos” elaborado pelo Executivo, Luís Filipe da Silva assegurou que muitos pequenos projectos estão a ser implementados a nível da província do Zaire, cujos trabalhos se encontram concluídos em cerca de 50 por cento e outros próximos da conclusão.
Além destes, têm sido implementados outros projectos, como a construção de furos subterrâneos com painéis solares, que estão já a abastecer várias povoações com água potável, sobretudo no meio rural. Luís Filipe referiu que estão em fase avançada projectos noutras sedes municipais, com destaque para o município do Tomboco, cujas obras vão ter início em breve.

Tempo

Multimédia