Províncias

Angoflex produz tubos de aço

Alfredo Ferreira | Barra do Dande

A empresa Angoflex, na comuna da Barra do Dande, produz, diariamente, mais de uma centena de tubos de aço que servem principalmente a indústria petrolífera.

Angoflex é um parceiro importante nos projectos de desenvolvimento da Barra do Dande
Fotografia: Edmundo Eucílio|Caxito

A empresa Angoflex, na comuna da Barra do Dande, produz, diariamente, mais de uma centena de tubos de aço que servem principalmente a indústria petrolífera.
O director- geral da base de fabrico da empresa, Philippe Monti, revelou ao Jornal de Angola que, nos próximos tempos pretende aumentar a produção de 500 para 1.000 tubos por dia, porque considera irrisória a quantidade que produzem, tendo em conta a sua pretensão, que é abranger o ramo dos petróleos e ajudar a colmatar as dificuldades que tem em encontrar com facilidade tubos metálicos para a transportação de petróleo e gás.
A matéria-prima da Angoflex é importada de países como o México, Brasil e França. A empresa faz soldadura de tubos de 150 metros de cumprimento, que, posteriormente, são revestidos de aço. Estes servem basicamente para a injecção de água e gás nas perfurações em águas profundas.
Avaliando os custos do projecto, Philippe Monti referiu que o mesmo, inicialmente, estava avaliado em mais de 32 milhões de dólares. A fábrica ocupa uma área de sete quilómetros quadrados e emprega 500 trabalhadores, dos quais 400 são angolanos. Vinte navios comerciais e uma ponte-cais asseguram o transporte da mercadoria para a fábrica e os destinatários. Olhando para o empreendimento com uma perspectiva de desenvolvimento para a região, o administrador da Barra do Dande, João Augusto, considerou que a empresa está a trazer benefícios económicos à comuna e ao país. O responsável destacou o facto da empresa estar a desenvolver acções de carácter social na comunidade da Barra do Dande e considerou que é um parceiro importante nos projectos que a administração tem em agenda.
A Angoflex, além criar postos de trabalho para os indivíduos da região, também contribui para a reabilitação e construção de infra-estruturas na localidade. Localizada na província do Bengo, a da Barra do Dande tem uma superfície de 54quilómetros quadrados, 22 aldeias e uma população de 22.285 habitantes, que se dedica à pesca marítima e fluvial. A comuna tem 23 escolas e 70 salas de aulas, com116 docentes. Tem um posto de saúde e um hospital com obras em fase de acabamento.

Tempo

Multimédia