Províncias

Animais vadios são recolhidos no Dande

Alfredo Ferreira| Caxito

A Administração Municipal do Dande, província do Bengo, está a recolher, desde ontem, animais domésticos vadios para evitar a proliferação da raiva na região, particularmente na localidade de Caxito onde se regista constantemente casos de mordeduras de cães vadios a populares.

Cães vadios têm atacado populares na localidade
Fotografia: Eunice Suzana| | Edições Novembro

O director de Comunicação Institucional e Imprensa da Administração do Dande, Stélvio Simão, disse ao Jornal de Angola que a campanha termina no próximo dia 27 e visa, essencialmente, o combate à raiva.

“Doravante, haverá campanhas sistemáticas para a recolha de cães e gatos vadios. Os donos dos animais recolhidos já foram informados de que têm 48 horas para reclamarem às autoridades municipais, caso contrário os mesmos serão sacrificados”, informou.
Stélvio Simão disse que administração municipal vai expandir a campanha a todas as localidades da região.
Canil-Gatil
O município do Dande tem um Canil-Gatil com capacidade para 90 animais, onde são retidos os animais vadios. O empreendimento, situado nos arredores da cidade de Caxito, que ocupa uma área de 150 metros, conta com apenas uma viatura específica para a recolha e armadilha de cães.

Tempo

Multimédia