Províncias

Aumenta o consumo de álcool e a violência

Dionísio David | Cuvelai

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas entre os jovens de Cuvelai e o aumento de casos de violência doméstica são preocupantes, principalmente por prejudicarem o bem-estar das famílias, disse a administradora municipal numa sessão de auscultação da mulher rural.

Vista parcial da vila de Cuvelai onde estão em curso diversas acções de impacto social para melhorar a qualidade de vida da população
Fotografia: João Gomes

Margarida Ulisavo salientou a importância da integração da mulher rural no processo de desenvolvimento e que por isso o programa municipal contempla de forma pormenorizada um conjunto de acções a serem executadas com base no Programa de Investimentos Públicos.A administradora referiu que o Programa de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza é fundamental na resolução dos principais problemas da população.
Este programa salientou a administradora,  é executado de acordo com os limites orçamentais da Administração Municipal.
A Administração Municipal, garantiu, está empenhada numa maior  inserção da mulher rural nos programas de desenvolvimento.
A intenção, declarou, é fazer que participem no processo de desenvolvimento sustentável das zonas rurais.A administradora disseque  devido aos contactos realizados com as mulheres do município foi possível criar "um número considerável de cooperativas de camponesas, que precisam agora de apoios financeiros e instrumentos de trabalho".A concretização dos programas de combate à pobreza, salientou, passa igualmente pelo apoio material, principalmente de instrumentos de trabalho, por intermédio do crédito agrícola, e pelo reforço da organização e dinamização das associação de camponesas. A administradora também salientou a importância de na agricultura de subsistência serem utilizados tractores e a tracção animal. Sobre Educação, referiu serem precisos mais escolas primárias e professores. Na saúde, afirmou, tem sido dedicada especial atenção às comunidades, com a construção de centros e postos de saúde.  A Administração, em coordenação com parceiros sociais, prosseguiu, tem desenvolvido sessões sobre a importância da prevenção de doenças, como  as diarreicas e respiratórias agudas, mas também as sexualmente transmissíveis e realizado, nas zonas rurais, campanhas de vacinação a crianças e mulheres grávidas. A melhoria das vias secundárias e terciárias é outra aposta da Administração Municipal.

Tempo

Multimédia