Províncias

Administração abre picada para facilitar a circulação

Noé Jamba | Caxito

A abertura de um picada de 30 quilómetros entre a localidade do Zenza do Golungo do Icau aos Quilengues foi uma das obras de destaque executadas no município do Dande, por ter permitido melhorar a circulação de pessoas e bens. 

Administrador fala dos projectos em curso
Fotografia: Edmundo Eucílio

A abertura de um picada de 30 quilómetros entre a localidade do Zenza do Golungo do Icau aos Quilengues foi uma das obras de destaque executadas no município do Dande, por ter permitido melhorar a circulação de pessoas e bens. 
O administrador municipal do Dande, Mateus Manuel, reconheceu que a via permite o acesso das populações aos serviços básicos, tais como educação, saúde, água, energia, saneamento básico e circulação de pessoas e bens.
Mandioca, milho, batata-doce, hortícolas, banana, feijão, batata, jinguba e citrinos são produtos cultivados na região.
Para apoio aos camponeses foram comprados dois tractores com as respectivas charruas, carroças, grades e sulcadores.
Também foram distribuídas catanas, enxadas, limas e sementes diversas, além da campanha de vacinação de animais.
“Apostamos no fortalecimento de dez cooperativas e cinco associações de camponeses, com crédito agrícola”, disse Mateus Manuel. No município do Dande existem 34 associações de camponeses, com mais de três mil membros.

Novas infra-estruturas

Mateus Manuel revelou que os associados beneficiam do apoio institucional da Estação de Desenvolvimento Agrário, da União Nacional dos Camponeses e crédito bancário, através do Banco Sol.
Quanto às infra-estruturas básicas, Mateus Manuel disse que foram reabilitados os sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável a todas comunas. Foram melhorados os sistemas do Caxito, Mabubas, Quicabo e Úcua.
No sector da educação, houve a reabilitação e apetrechamento da escola nº 319, com três salas, no bairro Colégio. Houve igualmente a construção e apetrechamento da escola com três salas em Paranhos (Caxito) e uma outra com o mesmo número de salas no musseque Cabele, na Barra do Dande.

Projectos em carteira

A ampliação e apetrechamento da casa dos professores foi outra obra de realce, empreendida pelas autoridades municipais. Em termo de saúde, o administrador informou que houve igualmente a reabilitação, construção e apetrechamento de mais postos, centros de saúde e hospitais.
Ainda nesse sector, foram formadas 25 parteiras tradicionais, apetrechado o centro de saúde de Kitongola e construído o centro de saúde de Porto Kipiri. Procedeu-se igualmente à manutenção de cadeias de frio, para conservação de vacinas e reagentes de laboratórios de análises clínicas e a formação de 35 agentes comunitários.Administração Municipal garante a limpeza e embelezamento das avenidas, ruas, passeios, jardins e espaços públicos. As vias rodoviárias que ligam a sede do município às comunas estão asfaltadas, enquanto as vias terciárias são de terra batida.
No que concerne à barragem das Mabubas, o administrador  Mateus Manuel afirmou que vai ser importante para o desenvolvimento do município, sobretudo nos sectores industrial, agrícola, comercial, hoteleiro e turístico.

Mais água potável

A abertura de furos de água, na comuna das Mabubas, a reabilitação e ampliação da rede de distribuição de energia, nas localidade de Quicabo e Úcua, e a aquisição de dois grupos geradores de 200 e 250 KWA, para as comunas da Barra do Dande e Quicabo, constam das obras executadas no ano findo.
O município do Dande tem 7.120 quilómetros quadrados, sendo o segundo maior em extensão na província do Bengo. A sua população é de 61.267 habitantes, maioritariamente camponeses. O município do Dande é constituído por cinco comunas:  Caxito, Mabubas, Quicabo, Barra do Dande e Úcua.
Quanto ao saneamento básico, as acções estiveram viradas para a limpeza e remoção de resíduos sólidos da via pública da cidade do Caxito e arredores. A aquisição de meios de limpeza pública, nomeadamente um camião e um tractor com carroça, permite um trabalho mais eficaz.

Tempo

Multimédia