Províncias

Água potável no Úcua

Maiomona Artur | Úcua

A população da localidade Vida e Sacrifício, na comuna do Úcua, deixou de percorrer, diariamente, mais de 21 quilómetros em busca de água potável. Desde segunda-feira que começou a ser abastecida por camiões cisterna.

População local deixa de percorrer dezenas de quilómetros em busca de água potável
Fotografia: Maria João | Úcua

Domingos Kalele, morador na comuna do Úcua há mais de dez anos, ficou satisfeito com a iniciativa. Afirmou  que as cisternas distribuem água no período da manhã e cobram valores acessíveis.
Pinto de Sousa, outro morador, disse que a medida da Administração, em colocar cisternas de água à disposição das populações é positiva, porque vai ajudar na melhoria do nível de vida. O administrador comunal do Úcua, Anfonso Miguel Kanga, disse que vários projectos sociais estão a ser gizados para o benefício da população.
Anfonso Miguel deu a conhecer que um dos projectos tem a ver com a construção de um tanque maior para levar água aos chafarizes, a­través de motobombas.
Outro projecto em carteira, a­crescentou, é a construção de escolas, centros de saúde e o melhoramento das vias terciárias.  
A comuna do Úcua  fica a 61 quilómetros da cidade de Caxito e tem uma população de dez mil habitantes, onde a maior parte se dedica à agricultura de subsistência e comércio informal.

Tempo

Multimédia