Províncias

Aprovado plano estratégico sobre segurança alimentar

Alfredo Ferreira| Caxito

O Governo Provincial do Bengo aprovou na quinta-feira, em Caxito, um plano estratégico de segurança alimentar para a campanha agrícola 2014, com vista a dinamizar o fomento da produção de hortícolas, citrinos e aves.

Governo da província do Bengo aposta na agricultura no âmbito do combate à fome
Fotografia: Jornal de Angola

O plano, abordado e aprovado numa reunião dirigida pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda, visa melhorar a dieta e a segurança alimentar das populações, no âmbito do esforço do Executivo de combate à fome e redução da pobreza.
O Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza, para o ano 2013, no Bengo, compreende o impacto económico e social imediato, serviços municipalizados de saúde, água para todos e merenda escolar.
No encontro de Caxito analisou-se também o grau de desenvolvimento das obras de construção e reabilitação da rede viária do Bengo, que compreende cerca de três mil quilómetros de estradas principais, dois mil de vias secundárias e terciárias, além de sete pontes em construção na estrada Caxito-Nzeto.
Decorrem ainda, nesta altura, obras nos troços Caxito-Nzeto, Quibaxe-Coxe-Quiage, Aldeia Nova-Quiage-Quiquiemba e desvio Ambriz-Bela Vista-Muxaluando. Os troços Caiengue-Muxualunado, Pango-Cazua-Cerca, Ramal do Ambriz-Muxaluando, na Estrada Nacional 120 estão, igualmente, em obras. Os planos estratégicos do comércio e da aquisição de produtos agro-pecuários, pescas, assim como a emissão de novos alvarás comerciais e prestação de serviços mercantis foram igualmente abordados.

Tempo

Multimédia