Províncias

Aumenta a captura de peixe

 Cerca de 450 toneladas de pescado diverso foram capturadas durante o primeiro semestre deste ano, na província do Bengo, afirmou na sexta-feira, em Caxito, o director local das Pescas.

A frota marítima é constituída por centenas de embarcações entre motorizadas e canoas
Fotografia: Jornal de Angola


Pessoa José referiu que a pesca marítima esteve em evidência, ao longo do período em análise, com 251 mil quilos, assinalando que o sector tem um total de 21 cooperativas, das quais 17 artesanais e quatro continentais, além de 4.118 pescadores.A frota marítima do Bengo é constituída por 315 embarcações, sendo 195 motorizadas e 120 manuais, enquanto a pesca continental é assegurada por 5.500 canoas.
O director provincial em exercício das Pescas acrescentou que cerca de 75 por cento das embarcações estão operacionais, sendo que as restantes se encontram inoperacionais, por questões técnicas.
Quanto à aquicultura, está em curso um trabalho de diagnóstico para o relançamento da actividade a nível das comunidades piscatórias, através de contactos estabelecidos com consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Ministério das Pescas.  Uma delegação destes dois organismos contactou as comunidades piscatórias marítima e continental, para conhecimento da situação socioeconómica e produtiva da região.
 Pessoa José realçou, ainda, a carência de quadros, situação que tem dificultado as acções do sector relativas ao desenvolvimento de fiscalização e inspecção pesqueira.
O director em exercício das Pescas adiantou que a instituição conta, simplesmente, com 19 funcionários, dos quais três do departamento de inspecção e fiscalização pesqueira e outros seis a desempenharem o papel de inspectores de pesca.
Dada a referida situação e o aumento da actividade piscatória na região, o número de técnicos não permite proteger os 300 quilómetros da costa marítima da província. Além disso, a província possui um vasto território, com um grande potencial em recursos fluviais.

Tempo

Multimédia