Províncias

Bengo abre sinal

Alfredo Ferreira | Bengo

O Governo Provincial do Bengo manifestou o interesse em estender a cobertura do sinal de telefones móveis e da Angola Telecom a nível local.

Situação operacional dos serviços de meteorologia e a cobertura das telecomunicações públicas foram abordados no encontro
Fotografia: Santos Pedro

O vice-governador para a área económica, que manifestou essa intenção quando falava na abertura do conselho consultivo alargado da Direcção Provincial dos Transportes, Correios, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, disse que o projecto de alargamento e expansão dos serviços telefónicos constam do plano de desenvolvimento provincial de 2013/2017.
Domingos Guilherme considerou que o sector dos Transportes, Correios, Telecomunicações e Tecnologias de Informação é importante por constituir um elemento fundamental na criação de uma estrutura económica moderna, devido à sua influência significativa na estruturação territorial e populacional da sociedade e na criação de empresas e emprego.
O governante disse que a Direcção do Transporte deve trabalhar arduamente no sentido de incentivar e facilitar o empreendedorismo, para promover a criação de pequenas e médias empresas.
O director provincial dos Transportes, Correios, Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mateus Domingos Diogo, referiu que de Janeiro a Novembro deste ano, aquela Direcção licenciou cerca de 240 veículos para os serviços de táxi.
A província conta com quatro operadoras de transporte público, que beneficiaram de veículos para fortificar as suas frotas e exercer o serviço de táxi intermunicipal e provincial.
Mateus Diogo defendeu a circulação de mais veículos nas rotas intermunicipais e comunais, com o objectivo de ajudarem os passageiros que têm estado a realizar comércio a partir da cidade de Caxito e vice-versa.
Um número reduzido de viaturas presta os serviços de táxi intermunicipais. \"Se compararmos a três anos atrás, era difícil levar um meio de transporte aos municípios. Hoje a situação é diferente devido à reabilitação das estradas. Portanto, há necessidade de introdução de mais veículos nas estradas\", disse.
O estado da telecomunicação administrativa na província, a situação do sistema do telefone móvel, a situação da regularidade dos serviços de meteorologia e a cobertura das telecomunicações públicas na província, foram os temas abordados durante o Conselho Consultivo.

Tempo

Multimédia