Províncias

Bula-Atumba aposta no combate à pobreza

Alfredo Ferreira | Bula-Atumba

O programa de combate à pobreza no município de Bula-Atumba espera receber este ano mais de 200 milhões de kwanzas, a serem aplicados em 37 projectos subscritos no projecto de desenvolvimento rural.

Hospital municipal é um dos projectos financiados à luz do Programa de desenvolvimento rural
Fotografia: Eduardo Eucílio

O programa de combate à pobreza no município de Bula-Atumba espera receber este ano mais de 200 milhões de kwanzas, a serem aplicados em 37 projectos subscritos no projecto de desenvolvimento rural.
Segundo o administrador municipal, Domingos Ventura Neto, do montante previsto foram já disponibilizados pouco mais de 45 milhões aplicados em seis projectos ligados aos sectores da educação, saúde, energia e águas, na sede municipal e na comuna do Kiaji.
Domingos Neto avaliou como satisfatório o desempenho a nível da execução das acções inscritas no programa de combate à pobreza, sendo que os projectos em que se inclui a construção de quatro chafarizes, a ampliação do sistema de distribuição de energia eléctrica na sede municipal do Bula-Atumba e na comuna do Kiaji, foram já pagos na ordem dos 30 e 40 por cento.
O administrador sublinhou que o projecto de desenvolvimento rural constitui prioridade da sua administração até o final de 2011. Realçou o empenho dos empreiteiros para que as obras sejam entregues dentro dos prazos. O administrador revelou que em Maio está prevista a inauguração de um posto médico e uma escola do Iº ciclo na comuna do Kiaji. A distribuição e melhoramento da rede eléctrica e água potável, das vias rodoviárias secundárias e terciárias, para facilitar o escoamento dos produtos agrícolas, constam igualmente do plano de acção da administração. Situado a 235 quilómetros a Nordeste de Caxito, capital do Bengo, Bula-Atumba tem três mil 604 quilómetros quadrados e conta com cerca de 12 mil habitantes, duas comunas, Kiaji e a sede municipal com o mesmo nome.

Tempo

Multimédia