Províncias

Centenas de postes instalados no Bengo

Alfredo Ferreira| Caxito

Um total de 530 postes de iluminação pública vai ser instalado, numa primeira fase, ao longo da via que liga Porto Quipiri às Mabubas, província do Bengo, com vista a garantir a segurança aos automobilistas e transeuntes, disse ao Jornal de Angola o director provincial da Energia e Águas.

Estão a ser reabilitadas e construídas no município várias infra-estruturas de impacto social
Fotografia: Fernando Cunha|Sumbe

Manuel Conceição disse que os trabalhos, iniciados na primeira quinzena de Dezembro de 2013 se consubstanciam na escavação, instalação de cabos eléctricos e a base onde vão estar colocados os postes.
O director provincial da Energia e Águas informou estarem criadas as condições para garantir o fornecimento de energia eléctrica a partir da barragem das Mabubas e salientou que se trata de um projecto extensivo às ruas secundárias e terciárias da cidade de Caxito e Açucareira para melhor iluminar as zonas públicas e oferecer maior segurança aos moradores.
Na localidade do Panguila foi colocado um Posto de Transformação de Energia (PT) de grande capacidade que está a oferecer energia aos sectores oito e nove e, com base nisso, a região deixou de depender da subestação de Quifangondo.
Em relação às vantagens que pode trazer a Barragem das Mabubas, Manuel Conceição disse que representa para a província do Bengo um ponto de partida para o relançamento da indústria e atracção de investidores para o seu desenvolvimento.
Sublinhou que  a energia permanente pode galvanizar o surgimento de empresas transformadoras, o funcionamento em pleno dos hospitais, farmácias e outras instituições que dependiam de geradores.
A Barragem das Mabubas foi reinaugurada no ano passado.

Tempo

Multimédia