Províncias

Chuvas fortes tornam ruas intransitáveis

Pedro Bica | Caxito

Ruas intransitáveis, mercado do Cauango totalmente alagado e lixo em quase todas as vias é o cenário na sede da província do Bengo, na sequência das fortes chuvadas que se abateram, na terça-feira, sobre  Caxito.

O Jornal de Angola circulou por algumas artérias  de Caxito e constatou que o acesso às zonas do Kitonhi, Kijão Mendes e Mubungo é feito com bastatnte dificuldade, porque a estrada principal está inundada. No mercado do Cauango, por exemplo, a situação é desoladora, pelo facto de as vendedoras comercializarem os produtos perecíveis muito próximo das águas paradas e do lixo.
Ana Maria José, vendedora de peixes fresco, embora reconheça o perigo que representa a exposição de produtos comestíveis ao lado do lixo e moscas, disse não haver outro espaço de venda, enquanto o mercado municipal, concluído há muito tempo, aguarda pela inauguração. “Nós vendemos aqui nesta zona, porque não temos  outro sítio  e  para não ficarmos de braços cruzados e passarmos forme, vendemos neste local”.
 As populações de Caxito temem por dias piores, pois, de acordo com dados do INAMET, os próximos dias são de chuvas e ventos fortes, acompanhados de trovoada.

Tempo

Multimédia