Províncias

Comuna do Zala melhora saúde com a abertura de posto médico

Alfredo Ferreira| Zala

Os habitantes da comuna do Zala, no município do Nambuangongo, têm agora um centro médico novo, com capacidade para internar 12 pacientes.

Os habitantes da comuna do Zala, no município do Nambuangongo, têm agora um centro médico novo, com capacidade para internar 12 pacientes.
O referido centro, inaugurado ontem pela coordenadora dos assuntos políticos e eleitorais do MPLA, na província do Bengo, Elvira Van-Dúnem, vai prestar serviços de pediatria, maternidade, Programa Alargado de Vacinação (PAV), consultas pré-natais e de laboratório.
Para assegurar o seu funcionamento, a unidade sanitária, construída durante os últimos dois anos, conta com os préstimos de quatro técnicos, aguardando-se o reforço de mais três, nos próximos tempos.
O responsável do centro, Manuel Garcia Neto, salientou que a população do Zala era consultada num posto de atendimento provisório, sem as mínimas condições. Hoje, com a inauguração do centro de raiz, a situação vai melhorar consideravelmente.
Manuel Garcia Neto deu a conhecer que o centro do Zala, que possui uma ambulância para transferir doentes graves para as unidades de referência, tem apenas técnicos de enfermagem, necessitando de três médicos. “A situação vigente na instituição já foi levadoa a consideração das instância suprior para os devidos efeitos”, disse.

Tempo

Multimédia