Províncias

Crianças recebem solidariedade cristã

Miomona Artur | Caxito

As dificuldades das crianças da pediatria do Hospital Provincial do Bengo (HPB), na cidade do Caxito, foram minimizadas, depois de terem beneficiado ontem de uma doação de bens de primeira necessidade, uma iniciativa do Conselho de Igreja Cristãs em Angola (CICA).

Ofertas regulares permitem às crianças internadas amenizar as saudades da família
Fotografia: Benjamim Cândido | Caxito

Entregues no âmbito das jornadas do mês da criança, os bens eram constituídos por leite, iogurte, bolachas, açúcar, refrigerantes, roupas, fraldas descartáveis e detergentes.
A directora nacional da mulher do CICA, Jacqueline Diavava, disse que o gesto visa solidarizar-se com as crianças internadas na pediatria do hospital provincial, prestando-lhes o apoio necessário, para que se sintam mais confortáveis.
“É melhor cuidar de uma criança saudável do que um pequeno doente, por ser uma tarefa muito mais difícil para as mamãs”, enfatizou a responsável da organização religiosa. Jacqueline Diavava disse que gestos do género vão continuar a ser levados a cabo pela organização, esperando-se que outros actores da sociedade civil sigam este exemplo. A directora avançou que os bens foram conseguidos com o esforço das mulheres filiadas no CICA.
Para esta acção, o CICA mobilizou 1.050 mulheres, que além da doação de produtos diversos, procedeu visitas de constatação ao centro materno-infantil e às salas de internamento da pediatria.
O director clínico do Hospital Provincial do Bengo, Carlos Mayer, agradeceu o gesto do CICA e apelou para que outras entidades façam o mesmo, uma vez que as crianças precisam de muito mais.
Garantiu que os bens recebidos vão servir para minimizar as carências das crianças internadas na pediatria e contribuir na dieta alimentar dos pequenos.
A pediatria do Hospital Provincial do Bengo, localizado em Caxito, conta com  capacidade para internar 70 crianças e os seus serviços são asegurados por seis médicos.

Tempo

Multimédia