Províncias

Dande vence concurso escolar

Alfredo Ferreira | Bengo

A Escola de Formação de Professor do Kimamuenho, do município do Dande, província do Bengo, sagrou-se ontem vencedora da oitava edição do concurso “Sábados Académicos”, na fase provincial, com 25 pontos.

Concurso "Sábados Académicos" está enquadrado no projecto denominado "Sucesso Escolar e Mérito Estudantil" uma iniciativa da JMPLA
Fotografia: Arão Martins

Em segundo lugar ficaram classificados escolas do II ciclo do município de Bula Atumba, com 15 pontos, enquanto a posição imediata ficou ocupada pela Escola do Pango Alúquem, com dez pontos.
Os municípios do Ambriz, Dembos e Nambuangongo, que participaram igualmente com seis escolas cada, ocuparam as posições seguintes, com cinco pontos cada.
Em função dos resultados obtidos, tanto o primeiro classificado, quanto o segundo e o terceiro classificados, receberam cada cinco telemóveis e igual número de kits escolares, no sentido de aprimorarem os estudos.
António Francisco, da Escola de Formação de Professores do Kimamuenho, foi considerado o aluno destacado do concurso. Pelo feito, o estudante recebeu um computador portátil.
Durante a prova que ditou os vencedores a nível da província do Bengo, os estudantes foram submetidos a testes nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Matemática e Cultura Geral. O director provincial da Educação, António Quino, pediu aos estudantes vencedores para representar de forma condigna o Bengo a nível nacional.
António Quino referiu que o concurso revelou, para os professores, aquilo que têm feito e encorajou-os a continuarem a ensinar com mestria, no sentido dos alunos estarem sempre preparados, não só nos concursos, mas na vida profissional.
O primeiro secretário provincial da JMPLA, José Muginga da Silva, disse que as autoridades governamentais estão a redobrar esforços para construírem mais escolas e outras infra-estruturas que contribuem para melhorar as condições de vida da população. />
Concurso no Zaire


Na província do Zaire, cinco alunos do II ciclo do ensino secundário do município de Mbanza Congo venceram sábado a oitava edição local do concurso “Sábados Académicos”, promovido pela JMPLA.
Os vencedores do concurso provincial acertaram a maior parte das questões que lhes foram colocadas pelo corpo de jurados, nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Cultura Geral e Matemática, tendo totalizado 40 pontos.
Na segunda posição do concurso ficou o município do Nzeto, com 30 pontos, ao passo que o Nóqui alcançou o terceiro lugar, com 25 pontos.
O concurso, que decorreu na Escola do II Ciclo do Ensino Secundário do Tuku, que dista 15 quilómetros a oeste da cidade de Mbanza Congo, capital da provincia do Zaire, contou também com representantes dos municípios do Soyo, Cuimba e Tomboco.
Os três primeiros classificados receberam material didáctico e mochilas como prémios, enquanto para a participação de mérito a escolha recaiu para o aluno da 12ª classe Eliseu Miguel Bessa, representante do município do Nzeto, que recebeu um computador portátil e mochila.
O concurso “Sábados Académicos” enquadra-se no projecto denominado “Sucesso Escolar e Mérito Estudantil”, uma iniciativa do Secretariado Nacional da JMPLA, que visa estimular nos estudantes as habilidades e competências académicas dos jovens angolanos.
A oitava edição nacional do concurso “Sábados Académicos” vai acontecer a 24 de Setembro, na província do Zaire.

Tempo

Multimédia