Províncias

Dia da Independência é debatido em Caxito

A segunda edição da mesa-redonda alusiva à Independência Nacional está previsto para hoje na cidade de Caxito, província do Bengo, numa promoção da Escola Superior Pedagógica, no âmbito das celebrações do 42.º aniversário da Independência.

Um ângulo da cidade de Caxito palco da mesa-redonda
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Em comunicado, a organização disse que a actividade visa contribuir na criação de um espaço de difusão e transferência do conhecimento científico, histórico e cultural, bem como fomentar o intercâmbio multidisciplinar, tido como salutar para o exercício da investigação científica em Angola.
Constam  dos objectivos, a promoção do espírito crítico, analítico e reflexivo sobre a realidade histórico-cultural do país, através de debates, análises, comparações e apresentações parciais das pesquisas feitas a partir da produção historiográfica nacional e internacional sobre a independência.
O aprofundamento do relacionamentos entre professores e estudantes vai ser debatido, bem como o incentivo o protagonismo estudantil, sustentado para a produção de conhecimentos técnicos científicos, indispensáveis ao desenvolvimento multifacetado do país.
Os temas são apresentados por estudantes da Escola Superior Pedagógica do Bengo sob a orientação e mediação dos professores, subordinado ao tema “revisitar a independência para fortalecer a consciência crítica e a unidade nacional”.
Em discussão estão os temas “Independência: um novo dia para Angola”, “Da utopia à distopia: um olhar ao descaminho de Angola pós-Independência.

Tempo

Multimédia