Províncias

Doação de sangue na cidade de Caxito

Edson Fontes

Uma conferência sobre a doação de sangue em Angola, enquadrada no projecto “Doe amor, doe sangue e compartilhe a vida”, foi realizada ontem em Caxito, província do Bengo, pela Brigada Jovem de Solidariedade (BJS).  

O director da Saúde no Bengo, António Martins, disse que a conferência a BJS retomou a actividade que outras organizações assumiram no passado, a nível da mobilização de doadores de sangue.
António Martins disse que a conferência representa uma viragem notável da juventude preocupada com a doação de sangue e que pode ser resolvida com o engajamento de todos. Por isso, apelou aos cidadãos a doarem sangue, de modo a fornecerem os serviços de hemoterapia dos hospitais para realizarem as transfusões.
O responsável reconheceu as acções da Brigada de Jovens  de Solidariedade que tem intensificado a sua campanha de doação de sangue aos hospitais regionais de Nambuangongo, Dembos e da Barra do Dande.  Durante a conferência, foram abordados temas como a “A comunicação social como veículo de sensibilização das comunidades sobre a importância da doação de sangue”, “A sociedade civil como factor decisivo na mobilização, sensibilização e consciencialização das populações na doação de sangue em Angola” e “O papel da Igreja na moralização da sociedade na doação de sangue”.
O projecto “Doe amor, doe sangue e compartilhe a vida” consiste na realização de palestras e conferências para sensibilizar as comunidades, de modo a aderirem às campanhas de doação de sangue. A Brigada de Jovens de Solidariedade (BJS) tem como principal tarefa a doação de sangue e fornecer, desse modo, as unidades hospitalares para atender à demanda.

Tempo

Multimédia