Províncias

Docentes realizam acções de prevenção

Edson Fontes| Caxito

Uma série de palestras sobre métodos de prevenção da gravidez precoce e indesejada e de doenças sexualmente transmissíveis são realizadas em todas as escolas do segundo ciclo do ensino secundário do município de Dande, por um grupo de professores locais.

As palestras muito concorridas fazem parte de um conjunto de acções que visam ajudar a combater a gravivez precoce e indesejada
Fotografia: Maria João|Caxito


As campanhas de prevenção nas escolas do ensino médio são realizadas por iniciativa do comité de especialidade dos professores do MPLA no Bengo, que se manifestou preocupado com o índice elevado de gravidez  em jovens em idade escolar e de doenças de transmissão sexual.
No âmbito da materialização do seu programa de actividades e em alusão ao mês da mulher, os professores passam mensagens que dotam  os estudantes de conhecimentos básicos sobre as causas e consequências das doenças de transmissão sexual e da gravidez precoce.
O primeiro-secretário do comité de especialidade dos professores do MPLA no Bengo, Adriano Miguel Simão, disse que a campanha faz parte de um conjunto de acções que visam ajudar o Governo local a combater o fenómeno da gravidez na adolescência e a travar as infecções sexuais. Sobre a gravidez precoce, Adriano Simão disse que o MPLA está  preocupado com o índice elevado de casos no seio de pessoas em idade escolar a nível da província do Bengo.
Adriano Simão lamentou o facto de muitas adolescentes serem obrigadas a interromper a formação  académica ou técnico-profissional por se tornarem mães muito cedo.  Adriano Simão assegurou que o ciclo de palestras  prossegue, nos próximos tempos, para que mais jovens e adolescentes consigam estar munidos de informações que os ajudem a prevenir a gravidez precoce e as infecções sexualmente transmissíveis. 
O director clínico do Hospital da Barra do Dande, Manuel da Fonseca, revelou que muitas adolescentes  continuam a desconhecer as causas da gravidez precoce, como o aparecimento da menstruação muito cedo, desinformação sobre os métodos contraceptivos e os conflitos em ambiente familiar.

Tempo

Multimédia