Províncias

Ensino de adultos chega à Quissama

Fula Martins| Quissama

O "Projecto Educação de Adulto" foi lançado na terça-feira, no município da Quissama, pela Organização Não-Governamental Clube dos Naturais e Amigos dos Luandos (CNAL).

Projecto visa o reforço da alfabetização
Fotografia: Kindala Manuel

O "Projecto Educação de Adulto" foi lançado na terça-feira, no município da Quissama, pela Organização Não-Governamental Clube dos Naturais e Amigos dos Luandos (CNAL). Orçado em 72 mil euros, o projecto foi financiado pela Agência de Desenvolvimento da Holanda ICCO e visa a erradicação da pobreza defendendo a educação, de acordo com a declaração de Dakar sobre a qualidade de ensino e objectivos do milénio até 2015.
Serafim Armando Quintino, secretário-geral da ONG, disse ao Jornal de Angola que o objectivo é congregar todas as forças vivas que trabalham no município, com vista a assegurar o acesso dos munícipes à educação.
Pediu ainda aos naturais e amigos da Quissama, espalhados pelo país, para apoiarem os esforços da sua organização no sector da Educação, como forma de promover o desenvolvimento do município, e esclareceu que a partir do próximo ano vão realizar estudos sobre o estado de ensino no município.
Dionísio Gonçalves Guia, administrador municipal adjunto da Quissama, disse que o lançamento do projecto vai permitir maior interacção da sociedade na discussão dos problemas da educação e proporcionará o desenvolvimento do município.
Além disso, considerou que com a criação da rede de educação para todos no município vai ser relançada a criação de núcleos de alfabetização a nível das comunas e povoações. Para tal, é necessário que a sociedade civil e as instituições do Estado procurem uma maior conjugação de esforços.
O município da Quissama tem uma rede escolar composta por 25 escolas do ensino primário e do primeiro ciclo.
O Clube dos Naturais e Amigos dos Luandos foi fundado a 5 de Abril de 1997 e tem vindo a desenvolver várias actividades na comunidade dos Luandos, uma localidade da comuna do Mumbondo, 126 quilómetros a Sudoeste da sede municipal da Quissama.  Com uma população estimado em 32 mil habitantes e uma área de 12 mil quilómetros quadrado, dos quais nove mil cobertos pelo Parque Nacional, a Quissama é constituída pelas comunas de Mumbondo, Cabo Ledo, Muxima, Kixinje e Demba-Chio.

Tempo

Multimédia