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Governador do Bengo pede mais participação

Alfredo Ferreira | Caxito

Os educadores e encarregados de educação devem ser mais actuantes, para que se tenha uma sociedade mais unida e coesa, rumo ao seu desenvolvimento sustentável, disse o governador do Bengo, em Caxito.

 

O governador João Bernardo de Miranda
Fotografia: Edmundo Eucílio | Caxito

João Bernardo de Miranda, que falava na abertura do colóquio sobre “O papel do professor e do encarregado de educação e a nova geração”, promovido pela Fundação Sagrada Esperança e que encerrou na sexta-feira, salientou a importância de os pais e encarregados de educação darem mais atenção à formação dos filhos.
De um modo geral, prosseguiu o governador local, a nova geração está muito vaidosa, consumista, acomodada, individualista e impaciente.  Bernardo de Miranda reconheceu que a família, sobretudo os encarregados de educação, não conseguem cumprir plenamente o seu papel, uma vez que têm menos tempo para dedicar aos filhos, devido ao contexto social.
Por isso, acabam por transferir o seu papel de educadores para os professores e essa é uma realidade que hoje está a ser muito difícil contrariar, razão pela qual é urgente que todos os intervenientes se esforcem para que isto seja alterado, salienta.
O representante da Fundação Sagrada Esperança, Domingos Peterson, considerou que os professores devem desempenhar o seu papel de educador com zelo e brio, por serem dois pilares fundamentais na educação do homem novo.
Em relação às falhas do sistema de educação, disse que é frequente assistir à troca de culpas entre a escola, professor e o encarregado de educação, que não têm sabido dar apoio suficiente de base.
“O encarregado de educação nem sempre tem instrumentos válidos e apropriados para uma compreensão adequada e um acompanhamento seguro do seu educando e muitas vezes não  possui uma preparação para o efeito”, enfatizou Domingos Peterson.
Os participantes no colóquio debateram temas como os valores que são necessários para a nova geração do século XXI, a importância da educação para valores e contributos da família, a escola e o encarregado de educação, papel da escola na transmissão dos valores e a comunicação social na educação da nova geração.

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