Províncias

Governo do Bengo assina memorando

Edson Fontes | Caxito

O Governo Provincial do Bengo e o Ministério do Ensino Superior rubricaram  em  Caxito um memorando de cooperação institucional permanente, que visa o reforço para o desenvolvimento do ensino universitário na região.

Ministério do Ensino Superior vai promover a criação de condições para fins académico
Fotografia: Maria João | Caxito

O documento foi rubricado pela vice-governadora da província do Bengo para o sector Político e Social, Maria Augusto Peixoto, e pela secretária de Estado do Ensino Superior para a Inovação, Maria Augusta Martins.
O Ministério do Ensino Superior vai tomar as medidas necessárias ao bom funcionamento das instituição de ensino superior e garantir anualmente a concessão de bolsas de estudo internas e externas, para os estudantes da região, além de apoiar e promover a criação de infra-estruturas para fins académicos, científicos ou sociais viradas para o desenvolvimento do ensino.
A vice-governadora da província do Bengo, Maria Augusto Peixoto, disse contar com o Ministério do Ensino Superior, para pôr a funcionar sem limitações,as actuais instituições de ensino superior na província.“Com a assinatura deste memorando, podemos assegurar as condições adequadas para que o ensino superior na província seja melhor e a sua expansão possa ter uma base sólida”, sublinhou. O Governo do Bengo, no seu plano provincial de desenvolvimento, inclui acções que visam apoiar o ensino superior na região.
 Das acções destacam-se o aperfeiçoamento do sistema de concessão de bolsas de estudo, apoio às iniciativas de formação avançada do pessoal docente, investigação científica, levantamento das necessidades de formação, vagas no ensino superior para os próximos anos e aquisição de laboratórios e bibliografias. A Secretária de Estado, Maria Augusta Martins, disse que o grande objectivo é de formalizar as acções que o Ministério do Ensino Superior tem desenvolvido com o Governo do Bengo, sublinhado que este instrumento jurídico vai reforçar tais acções.
Garantiu que Ministério tudo está a fazer para que o país tenha um ensino de qualidade a todos os níveis, boas infra-estruturas académicas, científicas, administrativas e de apoio social, visando a consolidação do ensino universitário.
Bengo conta com duas instituições do ensino superior, sendo uma pública, a Escola Superior Pedagógica,e uma privada.

Tempo

Multimédia