Províncias

Habitantes recebem filtros para a purificação da água

Os habitantes dos bairros do Catumbo, Cambondo, Calenguela e Cerâmica, na comuna da Barra do Dande, receberam filtros de purificação de água para a prevenção de doenças.

Os habitantes dos bairros do Catumbo, Cambondo, Calenguela e Cerâmica, na comuna da Barra do Dande, receberam filtros de purificação de água para a prevenção de doenças.
A distribuição de filtros foi feita pela organização não governamental Development Workshop (DW) e financiada pela empresa petrolífera BP Angola, em montante não revelado.  A população da comuna da Barra do Dande está estimada em 16.510 habitantes, a maioria da qual dedica-se à agricultura de subsistência, pesca artesanal e comércio rudimentar.
Na ocasião, o director do desenvolvimento sustentável da BP Angola, Gaspar Muhongo Santos, disse que os filtros ajudam as comunidades a solucionar problemas de consumo, particularmente no tocante à água potável.
“Vamos continuar a estender a nossa acção social, no quadro da política da nossa instituição”, realçou.Antes da entrega dos filtros se realizou uma formação de activistas comunitários para o uso e gestão dos filtros de purificação de água.
Segundo Gaspar Santos, esta é uma experiência piloto que prevê, na primeira fase, a instalação de 500 filtros de purificação de água. A experiência vai ser estendida a outros bairros e aldeias.
O administrador municipal adjunto do Dande, Francisco Adão, destacou a importância da iniciativa e agradeceu o gesto da BP Angola e da DW em ajudar a resolver o problema das comunidades que consumiam água imprópria.
“Para nós, constitui um motivo de orgulho em vermos um problema resolvido. A água é bem precioso para a vida uma humana”, disse. O administrador adjunto exortou à população a conservar os filtros de purificação de água instalados, por serem “um bem comum” que vai “contribuir para o bem-estar” das pessoas.

Tempo

Multimédia