Províncias

Jovens locais exortados a abdicar do vício

Alfredo Ferreira | Quiage

Os jovens da comuna do Quiage, cerca de 56 quilómetros da sede do município do Bula Atumba, foram exortados a renunciar ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e apostar na formação académica e profissional.

O apelo foi feito pela mais alta autoridade tradicional local, também conhecida por “Dembo”.
João de Almeida disse que este apelo vem reforçar as medidas de prevenção contra condutas desviantes causadas pelo consumo exagerado de álcool, por pessoas com idades economicamente activa, que, em vez de se refugiarem nos maus vícios, estariam a contribuir para o desenvolvimento da comuna. O “Dembo” explicou que muitas mensagens a sensibilizar os jovens para a mudança de consciência, em relação ao álcool, têm sido passadas em encontros de concertação nos bairros e jangos comunitários, mas muitos insistem em ignorar tais apelos.
A autoridade tradicional realça que, apesar disso, as campanhas de sensibilização aos jovens vão continuar, sendo cada vez mais fortificadas junto das comunidades, para que eles possam apostar mais em actos que dignifiquem as suas imagens e a da própria comuna. João de Almeida disse que aquela comuna da província do Bengo enfrenta várias dificuldades, tendo destacado a falta de saneamento básico, energia eléctrica, água potável, transportes inter-comunais e de casas condignas.
Outra dificuldade tem a ver com a falta de transporte, o que dificulta as deslocações para as áreas longínquas. Pediu ainda a instalação de serviços de comunicação e o aumento dos subsídios de pensão, o que ajudaria a melhorar a dieta alimentar das famílias.
A comuna do Quiage possui uma população estimada em 1.050 habitantes, sendo que a maior parte deles se dedica à agricultura de subsistência e à caça.

Tempo

Multimédia