Províncias

Mais água potável na vila de Kicabo

Pedro Bica | Kicabo

Mais de seiscentas famílias da comuna de Kicabo, município do Dande, província do Bengo, deixam de percorrer longas distâncias em busca de água, na sequência da inauguração de cinco dos sete furos de água previstos para a região.

População deixa de percorrer distâncias em busca de água
Fotografia: Edições Novembro

Os cinco furos contam com painéis solares, que vão garantir o normal funcionamento dos equipamentos. Os sete furos de água estão orçados em 198 milhões de kwanzas, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos de continuidade.
A administradora municipal do Dande, Anastácia Vasconcelos, garantiu que esforços estão a ser feitos no sentido de fazer chegar água potável em todas as comunas e aldeias da municipalidade. Anastácia Vasconcelos disse ainda que existem muitas zonas com falta de água potável, mas aos poucos o Governo Provincial do Moxico está a resolver o problema.
Relativamente à saúde, a administradora municipal fez saber que grande parte das localidades não possui unidades sanitárias, devido a dispersão populacional.
Realçou que, em condições normais, para a implementação de um posto de saúde um aglomerado populacional deve ter pelo menos cinco mil habitantes, pois é uma orientação do próprio Ministério da Saúde.
A Administração Municipal, em colaboração com o sector da Saúde, acrescentou, tem realizado campanhas de sensibilização sobre prevenção de doenças e sobre o uso correcto e permanente dos mosquiteiros.

Tempo

Multimédia