Províncias

Mais espaços para a venda de produtos agrícolas

Alfredo Ferreira | Úcua

Agricultores da comuna do Úcua, município do Dande, Bengo, têm agora mais espaços para escoamento e comercialização dos produtos agrícolas.

Mercado improvisado da comuna do Úcua permite que os agricultores tenham mais facilidades para o escoamento dos bens agrícolas
Fotografia: Eduardo Eucílio |Úcua

Como batata-doce, milho, mandioca, macunde, inhame e ginguba, que estão expostos num mercado improvisado, ao lado da Estrada Nacional nº100.
Além do mercado do Úcua, os agricultores, organizados em cooperativas, como os da "Incontável", vendem também os seus produtos no mercado do Sassa Povoação e espaços de Luanda.
Deolinda António, uma das comerciantes no mercado do Úcua, que tem vendido vários produtos que colhe na sua lavra, disse que  a batata e a mandioca têm mais saída, principalmente junto de clientes oriundos de Luanda.
Maria Eduardo, que também vende os seus produtos no mercado, pediu à Administração para melhorar as condições do mesmo, pois, acrescentou, “mesmo improvisado, o local é apropriado, devido à visibilidade que tem”.
 O mercado tornou-se paragem obrigatório, devido aos quitutes da terra que são confeccionados na região e que levam as pessoas que viajam entre Luanda e o Uíge a ali fazerem as suas refeições. 
A administradora adjunta, Maria Gomes, disse que para o aumento da produção e diversificação da economia é necessário incrementar outros mecanismos, no sentido de se produzir mais e consumir o que se produz na região.
De acordo com a administradora, o comércio constitui um elemento fundamental na criação de uma estrutura económica moderna, devido à sua influência significativa na estruturação da província.
A administradora Maria Gomes aconselhou os camponeses associados em cooperativas a procurarem os serviços bancários para obterem créditos e honrarem os compromissos a assumir, de maneiras a ganharem confiança junto das instituições bancárias.
O aumento da produção passa pelo investimento em máquinas para a preparação das terras, uma vez que todo trabalho de campo é praticado manualmente.
Durante o ano de 2013, a cooperativa “Intocável”, que tem mais de 2.410 camponeses, conseguiu colher mais de uma tonelada de mandioca e meia tonelada de milho. Em 2012 a safra foi de 50 sacos de mandioca e igual número de milho, fruto da seca que assola a região, há mais de cinco anos.
A comuna do Úcua tem  uma superfície de 1.606 quilómetros quadrados e uma população calculada em dez mil habitantes. A região é potencialmente rica em madeira, café, palmares e burgau. A administradora adjunta, Maria Gomes, acrescentou que na região estão em curso diversas acções de impacto social, que visam melhorar a qualidade de vida da população.
Das obras em curso, segundo Maria Gomes, destaque para a construção e reabilitação de postos médicos, centros de saúde e escolas.

Tempo

Multimédia