Províncias

Menos violência doméstica na região

Maiomona Artur | Nambuangongo

A secção municipal da Família e Promoção da Mulher no Nambuangongo, Bengo, registou, no primeiro semestre deste ano, um total de 16 casos de violência doméstica, menos 14 notificados em igual período de 2013.

A responsável da referida á­rea, Ginga Lopes João, revelou que destes casos destacam-se a fuga à paternidade, falta de prestação de alimentos aos filhos, ofensas corporais, espancamentos, abandono do lar e trabalhos esforçados para menores.
Ginga Lopes João disse que a violência doméstica na região tem vindo a diminuir, devido ao trabalho de campo realizado pelos técnicos da instituição, com a sensibilização de munícipes em locais onde há maior concentração de pessoas.
Apontou o consumo de bebidas alcoólicas e de drogas como as principais causas de incentivo à violência doméstica nos lares, daí ter apelado aos jovens a se absterem de tais substâncias, com vista a melhorarem a sua posição social. Fez saber que, neste segundo semestre, a instituição pretende reforçar as acções de sensibilização, promovendo mais palestras sobre direitos humanos, da criança e a própria Lei contra a Violência Doméstica. Ginga Lopes disse que o sector debate-se com falta de uma sala de aconselhamento.

Tempo

Multimédia