Províncias

Milhares de alunos concluem ensino geral

No município do Dande, 42.­988 alunos do ensino geral, dos 54.980 matriculados, concluíram com êxito o ano lectivo 2014, informou o director municipal da Educação.

No quadro da avaliação global da reforma educativa a província ficou em último lugar
Fotografia: João Gomes

António Dias, que falava no acto de encerramento do ano lectivo 2014, frisou que 51.413 alunos foram avaliados, tendo sido aprovados 42.988, o que perfaz 84 por cento. Os reprovados foram 8. 405 e 3. 587 estudantes desistiram.
No  ano lectivo, o município do Dande contou com 112 escolas, incluindo do segundo ciclo geral e médio técnico profissional. As aulas foram  assegurados por 2.­135 funcionários, entre professores e pessoal administrativo.
No quadro da avaliação global da reforma educativa, a província do Bengo ficou em último lugar. Neste contexto, solicitou maior empenho por parte de professores, coordenadores, subdirectores e directores das escolas para, haver  mais  rigor no processo de avaliação de desempenho.
Como perspectivas para 2015, o director municipal da Educação defendeu a necessidade da construção de mais 46 escolas e 41 residências anexas às escolas para 3.641 professores. Apontou igualmente a distribuição da merenda escolar em todas escolas do ensino primário e segurança escolar, para evitar actos de vandalismo,  a melhoria salarial e condições dignas de trabalho. Numa mensagem, os alunos reconheceram os esforços dos professores que, com o seu saber, tudo fizeram para tornar o ensino mais qualitativo.
Apelaram às entidades da província no sentido de proporcionarem melhores condições nas escolas. Os professores do município do Dande consideraram o ano lectivo 2014 especial, por ter-se realizado o Censo Geral da População e Habitação, no qual os professores tiveram uma participação directa, activa e que decorreu sob o lema “Estamos Juntos”.
A cerimónia de encerramento foi testemunhada pelo administrador municipal adjunto para a Área Social, António Mateus, responsáveis da Direcção Municipal da Educação, directores de escolas, professores, alunos, entre outros convidados.

Tempo

Multimédia