Províncias

Milhares de cabeças de gado na campanha de vacinação

Noé Jamba Bengo

Mais de cinco mil cabeças de gado bovino estão a ser vacinadas na província do Bengo, no quadro de uma campanha que decorre desde o mês de Agosto e termina em finais do corrente mês, disse sexta-feira o chefe de departamento dos serviços veterinários.

Campanha de vacinação vai até o fim do mês
Fotografia: Jornal de Angola

João Pedro Fuango disse que o Instituto de Serviços de Veterinária da província do Bengo está a desenvolver esforços, juntamente com parceiros, para diminuir as doenças animais, daí a campanha de vacinação que vai abranger igualmente o gado caprino.
A vacinação está a decorrer nos principais pontos de concentração e produção bovina, como são os casos de Muzondo, Sungui e Ibêndua, actividade que conta com a colaboração da população.
O chefe dos serviços veterinários do Bengo adiantou que a campanha de vacinação do gado bovino e caprino, apesar de ter uma grande incidência sobre os pontos acima referidos, estende-se a todas as localidades da província.
João Fuango avançou que além disso, nos dias 19 e 20 de Setembro, o Instituto de Veterinária realizou uma campanha de vacinação contra a raiva, uma doença que considerou infecto-contagiosa, produzida por um vírus rábico. Adiantou que a doença pode ser transmitida aos seres humanos através de mordeduras e arranhões de animais contaminados, como cães, macacos e gatos.
Nessa campanha contra a raiva, com duração de dois dias, o Instituto de Serviços de Veterinária da província do Bengo vacinou mais de 1.684 animais (cães, gatos e macacos). O município de Bula Atumba abrangeu cerca de 600 bichos, Dande, com 497, e Dembos, 587 animais de estimação.
O responsável salientou que os serviços veterinários do Bengo vão continuar a realizar campanhas de vacinação contra as principais doenças que afectam o gado bovino, com destaque para o combate dos carbúnculos e da peripneumonia contagiosa bovina.

Tempo

Multimédia