Províncias

Milhares de crianças no Bengo vacinadas contra a poliomielite

As autoridades sanitárias da província do Bengo prevêem vacinar 51.365 crianças, menores de cinco anos, contra a poliomielite, durante a campanha nacional, que termina no domingo.

A campanha termina domingo
Fotografia: Jornal de Angola

As autoridades sanitárias da província do Bengo prevêem vacinar 51.365 crianças, menores de cinco anos, contra a poliomielite, durante a campanha nacional, que termina no domingo.
O supervisor provincial do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Eduardo Adriano, disse que o município de Nambuangongo prevê vacinar 14.673 crianças, o Dande 12.585, Kissama, 7.643, Icolo e Bengo, 4.737, Dembos, 4.254, Bula-Atumba, 3.363, Ambriz, 2.603 e Pango-Aluquém, 1.507. Eduardo Adriano referiu que foram disponibilizadas 66.775 doses de vacinas, distribuídas pelos oito municípios da província.
 Ao todo, foram constituídas 155 equipas, móveis e fixas, compostas por três elementos cada, envolvendo mais de 400 brigadistas, entre vacinadores, mobilizadores e supervisor.
Desde Janeiro deste ano, a província do Bengo não registou nenhum novo caso de paralisia infantil, revelou Eduardo Adriano.

Desparasitação
com albendazol

Mais de 34 mil crianças, menos de 5 anos, foram desparasitadas com albendazol, de Janeiro a Novembro de 2009, na província do Bengo, no âmbito da prevenção das doenças tropicais. A informação foi dada, à Angop, pelo coordenador provincial do programa das doenças tropicais negligenciadas, Marcos Adão, que disse ter havido mais 5.752 crianças desparasitadas do que em igual período do ano passado.
 Marcos Adão disse, também, que foram diagnosticadas e tratadas 13.326 pessoas atingidas pela shistosomias (urina de sangue), o que representa uma redução 3.122 casos em relação ao ano transacto.
 Kissama, Icolo e Bengo, Dande e Nambuangongo foram os municípios que registaram maior número de casos.

Tempo

Multimédia