Províncias

Milhares de pessoas na alfabetização

Edson Fontes | Caxito

Um total de 8.967 pessoas vão aprender a ler e a escrever durante este ano na província do Bengo, no quadro de um programa do Governo Provincial, que visa acelerar o nível de escolaridade de jovens e adultos.

Governo Provincial do Bengo analisou a situação social e económica e orientou projectos para o progresso da Educação e Obras Públicas
Fotografia: Edmundo Eucílio | caxito

A medida foi tomada durante a terceira sessão ordinária do Governo Provincial do Bengo, realizada ontem em Caxito, sob orientação do governador João Miranda, para avaliar a situação sócio-económica da região, refere um comunicado  que o Jornal de Angola teve acesso.
Neste momento, as autoridades governamentais do Bengo perspectivam realizar um estudo para a identificação de zonas que já podem ser declaradas livres do analfabetismo, diz o comunicado.
Relativamente à situação das salas de aulas anexas, que surgiram para colmatar o défice que se registava no ensino de adultos, o governo criou um grupo de trabalho no sentido de estudar as vantagens e desvantagem da proposta de encerramento das referidas infra-estruturas.Durante o encontro, os participantes tomaram conhecimento do relatório sobre a alfabetização na província, que dá conta que, entre 2008 e 2015, um total de 35.769 pessoas receberam instrução.
Além do sector da Educação, os membros do governo analisaram ainda o regulamento interno da direcção provincial das Obras Públicas e perspectivas do mercado de trabalho na província. No encontro, foi aprovado o estudo provisório sobre o mercado de trabalho na província, que abrange o primeiro semestre do ano corrente, que refere que o Bengo registou 7.750 empregados na função pública.
Além disso, os membros do governo foram informados de que o sector informal da economia empregou mais de 62 mil trabalhadores, durante o período em análise. O Governo aprovou igualmente a proposta de regulamento interno da direcção provincial das Obras Públicas, instituição agora incumbida de assegurar a execução das actividades e competências do sector da construção civil e indústria de materiais de construção.
Os membros do Governo Provincial tomaram conhecimento da realização de operações de regularização e fiscalização do trânsito nas rotas urbanas no município do Dande, nos dias 3, 4, 19 e 20 de Maio, que resultaram na arrecadação de 523 mil kwanzas para os cofres do Estado, refere o comunicado.
Os participantes à terceira sessão do Governo Provincial foram informados do processo de deslocalização das empresas de exploração de inertes, a partir da zona das Mabubas, para regiões mais afastadas das zonas habitacionais.

Tempo

Multimédia