Províncias

Município de Bula Atumba às escuras por falta de fornecimento de combustível

Dro Bica e Alfredo Ferreira | Caxito

O município do Bula Atumba está às escuras devido à falta de recursos financeiros suficientes para aquisição de combustível para o grupo gerador que fornece energia eléctrica à vila.

O município do Bula Atumba está às escuras devido à falta de recursos financeiros suficientes para aquisição de combustível para o grupo gerador que fornece energia eléctrica à vila.
A informação foi divulgada ao Jornal de Angola pelo administrador municipal de Bula Atumba, Domingos Ventura Neto, que referiu que a fraca comparticipação financeira dos munícipes está na base do problema. Bula Atumba tem apenas 350 consumidores mas grande parte não paga os custos de consumo mensal, causando sérios transtornos aos consumidores que fazem os seus pagamentos a tempo e horas.
Domingos Ventura Neto revelou que com excepção do Centro de Saúde, a vila de Bula Atumba e arredores estão há cinco dias às escuras, por falta de gasóleo já que a verba atribuída à Administração Municipal é exígua.
A população que consome a energia eléctrica não paga e esse tem sido um problema que preocupa grandemente as autoridades municipais, pois dificulta a sua acção administrativa. O administrador de Bula Atumba disse que nos próximos tempo vai ser contratada uma empresa privada, com o intuito de gerir o sector da energia eléctrica.
O sistema de captação, tratamento e distribuição da água potável também não está a funcionar devido a uma avaria que se regista na bomba de distribuição, situação que vai ser resolvida nos próximos dias.
Para ultrapassar este cenário, Domingos Ventura Neto pôs os serviços da administração a distribuir água às comunidades, através de um camião cisterna. A água é tratada com lixívia.
Domingos Ventura Neto pede à direcção da empresa Sonangol para instalar um posto de combustível em Bula Atumba para diminuir as dificuldades da população na aquisição dos combustíveis.
No mercado informal o preço do litro do gasóleo atinge os cem kwanzas, porque os vendedores têm de fazer 235 quilómetros até ao Caxito para se abastecerem.
O município do Bula Atumba, tido como um dos maiores celeiros agrícola da província do Bengo, está situado a nordeste da cidade do Caxito, tem 12 mil habitantes, 53 aldeias e duas comunas, Kiage e Bula.

Tempo

Multimédia