Províncias

Município dos Dembos com nova imagem

Alfredo Ferreira | Dembos

O município dos Dembos, na província do Bengo, está a ganhar uma nova imagem, com a construção e reabilitação de várias infra-estruturas de impacto social, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, considerou a sua administradora.

Vista parcial da sede do município dos Dembos onde decorrem várias obras destinadas a melhorar a qualidade de vida
Fotografia: Eddmundo Eucílio | Dembos

Joana Pinto, que falava em entrevista ao Jornal de Angola, fez saber que 50 por cento de fogos habitacionais que o Governo angolano prometeu nas últimas eleições estão concluídos.
A administradora municipal disse que consta do Programa de Desenvolvimento local a construção de casas para enfermeiros e professores, chafarizes e abertura de furos de água (no quadro do projecto “Água para Todos”), centros e postos de saúde nas zonas de maior concentração habitacional.
Sublinhou que está em curso a reabilitação do posto médico da comuna de Paredes, construção de escolas do I nível no Coxe e Piri, prevendo-se ainda a aquisição de uma ambulância equipada para o posto de saúde da localidade da Mobil.
Sobre as realizações dos últimos cinco anos, a administradora municipal dos Dembos afirmou que a região ganhou mais escolas, postos de saúde e apetrechou o Hospital Regional, com equipamentos modernos, incluindo um bloco operatório, que entra em funcionamento ainda este ano.
Fez saber que o governo abriu novas vias de acesso às comunas e aldeias, muniu agricultores organizados em cooperativas com instrumentos de trabalho.
A administradora explicou ainda que constam dos programas da administração a abertura do parque infantil, na sede de Quibaxe, do palácio da administração e mais dois chafarizes.
Joana Pinto solicitou a contribuição de todos os munícipes na reconstrução do município dos Dembos, sobretudo com ideias e críticas construtivas.
A responsável sublinhou que a administração vai continuar a trabalhar com as organizações juvenis, sedeadas nos Dembos, e as igrejas, para que as mesmas continuem com o seu trabalho educador, uma vez que há muitos problemas no seio das famílias e falta de ética na sociedade.
A administradora elogiou o comportamento dos turistas de vários pontos do país, que quiseram se juntar à festa de Quibaxe, sobretudo àqueles que vieram para trocar experiências no campo da organização de eventos culturais e feiras de produtos agrícolas e artesanais, para levarem às suas zonas.

Sector da Educação

O sector da Educação a nível do município dos Dembos regista grandes progressos, tendo em conta os investimentos feito pelo Governo Provincial do Bengo.
Neste ano, a área da Educação recebeu do governo, no âmbito do Programa de Combate à Pobreza, material didáctico com vista a suprir as dificuldades que os encarregados de educação enfrentam para adquirir livros e cadernos. Já no âmbito do Programa de Investimento Públicos, o município vai contar, nos próximos meses, com uma escola do segundo ciclo com seis salas. A instituição vai ajudar a enquadrar mais crianças fora do sistema de ensino naquela região.
Neste ano lectivo, no município, a administradora disse que foram matriculados 7.272 alunos.
Deste número 5.705 são alunos do ensino primário, 1.152 do I ciclo e 415 do II ciclo.
As aulas são asseguradas por 282 professores, dos quais 102 do ensino primário, 130 do I ciclo e 50 do II ciclo, necessitando de mais 40 novos docentes.
O município dos Dembos conta com cerca de 33 escolas, dais quais 18 beneficiam de merenda escolar, segundo a administradora Joana Pinto.

Tempo

Multimédia