Províncias

Nova ponte liga localidades

Uma ponte de betão sobre o rio Dande, no troço que liga as comunidades de Caxito e Caboxa, foi inaugurada ontem pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda.
A infra-estrutura, com 66 metros de comprimento e dez de largura, tem capacidade para mais de 40 toneladas.

Restabelecida circulação rodoviária entre as localidades de Caxito e Caboxa na província do Bengo
Fotografia: Francisco Bernardo

Os trabalhos da obra da ponte tiveram duração de cinco meses e estiveram a cargo da empresa Sinohidro em parceria com o Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) no Bengo.
O governador do Bengo, João Bernardo de Miranda, disse que “o bem comum” vai facilitar a travessia do rio Dande, sublinhando que a inauguração é o resultado do pedido das autoridades tradicionais do Dande, no sentido de ver melhorada a situação da população que vive nas duas margens do rio.
O Governo planificou ainda a construção da ponte sobre o rio Dande, no troço que liga a comunidade de Kirindo, e a melhoria das vias de acesso na cidade de Caxito.
O administrador municipal do Dande, João Castelo Branco, disse que a ponte constitui a salvaguarda da vida humana, já que a população anteriormente atravessava o rio de canoa, com muitos riscos.
Francisca Alexandre, de 66 anos, que reside na comunidade de Bula há 50, elogiou o trabalho do Governo e pediu às entidades competentes no sentido de melhorarem as vias de acesso que ligam as aldeias de Caboxa e Bula para permitir o escoamento de produtos.

Tempo

Multimédia