Províncias

Novas tecnologias no ensino primário

Alunos da 5ª e 6ª classes do município do Dande, província do Bengo, beneficiam, a partir de quarta-feira, do projecto “Meu Kamba”, do Ministério da Educação, que visa a introdução de novos sistemas de tecnologia e comunicação nas salas de aulas.

Alunos
Fotografia: Jaimagens

O lançamento do projecto “Meu Kamba” foi testemunhado  pelo ministro da Educação, Mpinda Simão, e pelo governador provincial do Bengo, João Bernardo de Miranda.Giza Custódio, membro da coordenação nacional do projecto, disse que o programa visa formar, na primeira fase, alunos do ensino primário na área de informática.
Os computadores do projecto “Meu Kamba”, num total de 24, vão ser distribuídos em sete escolas do ensino primário do município do Dande e neles estão instalados electronicamente conteúdos de matemática, de ciências da natureza e de língua portuguesa. O Ministério da Educação pretende, com este projecto, possibilitar que as crianças tenham o domínio de informática e arca todos os custos na compra de equipamentos no país, uma vez que alguns encarregados de educação não têm possibilidades de o fazer.
Além do projecto “Meu Kamba”, foi igualmente lançado, na escola de formação de professores “Kimamuenho”, um outro denominado “Escola Mágica”, vocacionado para a formação de professores que vão leccionar o ensino primário, também com 24 computadores.
O projecto “Escola Mágica” tem instalados conteúdos de ciências da natureza, matemática, língua portuguesa e história.

Tempo

Multimédia