Províncias

Obras de melhoramento dinamizam atendimento

Alfredo Ferreira |Caxito

Os serviços de cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e ortopedia a nível do Hospital Provincial do Bengo vão conhecer melhorias significativas no atendimento aos pacientes, nos próximos dias, em função das obras de reabilitação nessas áreas.

Fotografia: Jornal de Angola

O director-geral do hospital, António Carlos Mayer, que avançou sexta-feira o facto em Caxito, referiu que as obras de reabilitação que visam melhorar as condições de atendimento e serviços abrangem igualmente as áreas de otorrinolaringologia, pediatria, estomatologia, medicina interna, oftalmologia, urologia e imagiologia.
Neste momento, disse o director-geral, o hospital conta com serviços de bloco operatório, consultas externas, além de seis consultórios, para atender centenas de pacientes.
Os serviços sanitários são assegurados por 33 médicos, dos quais seis angolanos, 16 cubanos, nove vietnamitas, um russo e um especialista são-tomense.
Conta ainda com os préstimos de 190 enfermeiros, 34 técnicos de diagnóstico e terapêutica e 59 de serviços gerais.Para dar respostas mais eficazes à demanda dos pacientes, o hospital necessita de três pediatras, igual número de especialistas em medicina interna e imagiologistas, oftalmologista e um nefrologista.
António Carlos Mayer disse que a unidade clínica atendeu entre Janeiro e Junho deste ano 23.510 pacientes, dos quais 94 morreram por patologias diversas, com destaque para a malária, que fez 73 mortes.
O director-geral referiu que no primeiro semestre do ano foram efectuadas 18.215 novas consultas e reconsultas, que resultaram em 2.014 internamentos. Um total de 873 pacientes recebeu intervenção cirúrgica.
A unidade sanitária conta com 250 camas para internamento, distribuídas pelas áreas de ortopedia, medicina, maternidade, unidade de cuidados intensivos, banco de urgência e salas de cirurgia.
O director daquele estabelecimento clínico esclarece que outras acções vão ser levadas a cabo, nos próximos tempos, principalmente o refrescamento dos técnicos, com vista a dar outra dinâmica ao atendimento de pacientes.

Tempo

Multimédia