Províncias

Pango-Aluguém aumenta emissão do Bilhete

A Repartição de Identificação Civil e Criminal de Pango-Aluquém, na província do Bengo, emitiu, durante o primeiro trimestre deste ano, 692 Bilhetes de Identidade, um aumento de 117 comparativamente ao igual período anterior.

Bengo emite Bilhete de Identidade com rapidez
Fotografia: Benjamim Cândido | Edições Novembro


O chefe de Repartição de Identificação Civil e Criminal de  Pango-Aluquém, António Sebastião Gomes, esclareceu ontem que o aumento deveu-se ao empenho dos funcionários e a melhoria do serviço prestado aos cidadãos.
No período em análise, a instituição teve um problema no sistema de emissão, bem como uma avaria no gerador de 105 Kva, estando neste momento a funcionar abaixo dos 100 por cento.
Assegurou que nos últimos dias têm dependido do gerador da Administração Municipal, que funciona das 8h30 às 12 horas, criando, deste modo, muitos constrangimentos aos cidadãos, muito dos quais provenientes dos municípios dos Dembos e Bula Atumba.
“Por dia atendemos em média 10 a 20 pessoas, que vêm tratar o  bilhete de Identidade, oriundos de diferentes localidades, principalmente dos Dembos, Bula Atumba e outras províncias”,  ressaltou. />O responsável disse que, de acordo ao novo formato, o cidadão aguarda 15 dias para receber o  bilhete, tendo manifestado preocupação com a insuficiência de funcionários no sector de Justiça. Solicitou à direcção provincial de tutela no sentido de aumentar o pessoal, para melhor atender a demanda da população.
Lembrou que a entrega do bilhete é feita somente ao proprietário, mas, por vezes, es-tes enviam terceiros para pro-
ceder a recepção do documen-to, que é prontamente recusa-da. Deu a conhecer a existência de um grande número de Bi-lhetes de Identidade emiti-dos, sem serem levantados pelos proprietários há mais de dois anos.
António Sebastião Gomes disse que, por falta de uma em-pregada de limpeza, a instituição suspende os trabalhos à sexta-feira, para os próprios funcionários realizarem campanhas de limpeza.

Tempo

Multimédia