Províncias

Plano de acção está em análise

Edson Fontes | Dande

Os membros da Administração Municipal do Dande estiveram reunidos na cidade de Caxito, para analisar os programas de desenvolvimento integral e planear melhor os projectos a serem executados durante este ano.

Os participantes no encontro, dirigido pelo administrador João Castelo Branco, apreciaram o calendário das reuniões ordinárias e do conselho de concertação social, o programa municipal integrado de desenvolvimento rural e de combate à pobreza, questões inerentes aos actos de fiscalização administrativa e de cobrança nos processos de legalização de terrenos.
João Castelo Branco disse que é preciso reordenar o território, no sentido de se fazer boa prestação de serviços básicos à população, combater a pobreza e acabar com o subdesenvolvimento, rumo ao desenvolvimento sustentável.
O administrador do Dande disse que é preciso gizar um plano de acção que defina como combater os focos de lixo, promover a auto construção dirigida, urbanizar as vilas, resolver os problemas do saneamento básico, melhorar o fornecimento de energia eléctrica, água potável e acesso aos serviços de saúde. Acabar com os casos de alunos fora do sistema de ensino, alargar a rede escolar e proporcionar bom atendimento ao público são também assuntos analisados durante a reunião.
O programa integrado de desenvolvimento rural e combate à fome e pobreza a ser desenvolvido este ano compreende 40 acções e oito projectos, com destaque para cuidados primários de saúde, infra-estruturas sociais e vias de comunicação, merenda escolar e água para todos.
Aos proprietários de terrenos no município do Dande foi recomenda a criação de condições que permitam a protecção das suas propriedades e, em caso de invasão, fazerem recursos às autoridades judiciais.

Tempo

Multimédia