Províncias

Posto de Sarico Sede necessita de técnicos

O posto de saúde da povoação de Sarico Sede, Barra do Dande, necessita de um reforço de mais três enfermeiros para responder às necessidades dos pacientes que acorrem à unidade hospitalar.

Reforço de quadros ajudaria na melhoria dos serviços em Sarico Sede
Fotografia: Jornal de Angola

O posto de saúde da povoação de Sarico Sede, Barra do Dande, necessita de um reforço de mais três enfermeiros para responder às necessidades dos pacientes que acorrem à unidade hospitalar.
O responsável do posto de saúde, Casimiro Daniel, o único enfermeiro ali existente, disse que a falta de profissionais tem dificultado o atendimento dos pacientes que procuram os serviços de saúde na referida região.
 “Muitas vezes sou obrigado a fechar as portas do posto de saúde aos finais de semana para ir visitar a minha família a Luanda, por ser o único enfermeiro que presta serviço sanitário nesta localidade”, afirmou o responsável.
 Casimiro Daniel disse que além de garantir a assistência médica e medicamentosa, também tem sensibilizado as comunidades a desinfectar a água e a utilizarem mosquiteiros impregnados com insecticida, para diminuir os casos de malária e outras doenças infecciosas naquela localidade.
O posto de saúde de Sarico Sede tem salas de consulta, de tratamento, vacinação, materno infantil, uma farmácia, reservatório de água com capacidade de 15.000 litros e uma casa para os técnicos de saúde com dois quartos, sala, cozinha e duas casas de banho.
A unidade sanitária, em termos de medicamentos está bem fornecida, uma vez que continua a ser abastecida a partir do município do Cacuaco, em Luanda.
A povoação do Sarico, saliente-se, tem uma população estimada em 2.777 habitantes, distribuídos por quatro sectores, Sarico Grande, Sarico Três Buracos, Sarico do Lourenço e Sarico do Jacinto, tendo como principal actividade a pesca artesanal.

Tempo

Multimédia