Províncias

Povoação conta com nova escola primária

Os habitantes da aldeia de Manda Fama, município do Ambriz, no Bengo, têm desde sexta-feira uma nova escola primária e residência para o professor.

Soba elogia os esforços do Executivo para melhorar a qualidade de vida das populações
Fotografia: Santos Pedro

Os habitantes da aldeia de Manda Fama, município do Ambriz, no Bengo, têm desde sexta-feira uma nova escola primária e residência para o professor.
O estabelecimento de ensino tem três salas, com capacidade para 270 alunos distribuídos em dois turnos, e custou 14 milhões de kwanzas. A residência do professor de tipo T2, possui sala, cozinha, quarto de banho e o seu apetrechamento ficou orçado em dez milhões de kwanzas.
Construída no quadro do programa de combate à pobreza, a escola vai receber os alunos que anteriormente estudavam numa capela e por baixo de árvores. O soba da região Domingos Sebastião Mabiala elogiou os esforços do Executivo para melhorar a qualidade de vida das populações.
“As crianças antes estudavam numa capela e por baixo de árvores sem as mínimas conduções, mas agora, com a construção da nova escola, a vida mudou para melhor”, salientou.
O director da escola primária, Manuel Pedro João, visivelmente satisfeito pela entrega do emprrendimento, disse que, neste ano lectivo, 103 alunos do ensino primário frequentam aulas e sublinhou que a localidade de Manda Fama vai ter, nos próximos dias, um posto médico e uma residência para o enfermeiro, cujas obras estão em fase final. Domingas Paulo Manuel, de 17 anos, estudante da 4ª classe, disse sentir-se satisfeita pelo facto de passar a estudar numa escola com carteiras.
A povoação de Manda Fama fica a 52 quilómetros da sede comunal do Tabi e possui cerca de 300 habitantes, que se dedicam maioritariamente à actividade agrícola e à caça.

Tempo

Multimédia