Províncias

Processo de registo gratuito satisfaz população de Caxito

Cidadãos de Caxito, Bengo, mostraram-se ontem satisfeitos com a entrada em funcionamento do decreto presidencial nº 80/13, de 5 de Setembro, sobre a emissão gratuita do registo de nascimento e identificação civil para todas as idades.

Cidadãos obtêm documentos em tempo útil
Fotografia: Jornal de Angola |

Em declarações à Angop, frisaram que a medida vai facilitar a vida às pessoas com dificuldades financeiras para tratar a Cédula Pessoal, Assento de Nascimento e Bilhete de Identidade, documentos importantes para a cidadania.
Sebastião Coelho, funcionário público, afirmou que a medida reflecte o esforço do Governo em ajudar as pessoas mais carenciadas em tratar documentos.
 “A isenção de emolumentos para a aquisição do registo de nascimento e identificação civil é um valor acrescentado, porque actualmente muitos cidadãos nacionais não possuem identidade por questões financeiras”, realçou.
O automobilista Custódio Pedro considerou a medida “positiva”, já que demonstra que “o Governo está preocupado em ver os cidadãos nacionais completamente identificados”, para o bem dos angolanos.
Por sua vez, o estudante Pedro António assegurou que a falta de Bilhete de Identidade, Cédula Pessoal e Assento de Nascimento tem impedido que muitas pessoas frequentem o ensino e obtenham emprego. Para ele, chegou a oportunidade para registar os seus filhos e poder matriculá-los no próximo ano lectivo, assim como proceder à abertura da sua conta bancária.

Tempo

Multimédia